sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BBB, Egito e Corinthians


Não adianta fingir que nada acontece. A televisão (na minha opinião, a maior responsável por isso) bagunça nossas cabeçinhas. Três fatos isolados e totalmente opostos acontecem e aconteceram nessa semana: a explosão dos conflitos no Egito, a eliminação do Corinthians na pré-libertadores e as entradas e saídas de participantes do BBB.
Mas que relação uma coisa tem com a outra? A resposta é: nenhuma. Mas as mídias estão nos alienando, fazendo com que coloquemos tais acontecimentos no mesmo patamar. Simples, nesta quinta-feira (03/02) o assunto mais comentado no twitter foi o Corinthians sem sombra de dúvida. Neste mesmo dia, subiu para 6 o número de pessoas mortas no Egito em confrontos e no entanto, fiquei assustada ao perceber que o jornal de uma respeitada emissora tentava equilibrar o grau de importância que atribuía ao caos no Egito e a eliminação do Corinthians. Quando me refiro ao grau, é GRAU mesmo! E até destoava, pois os assuntos nada tinham relação um com o outro.
Pensei: a internet vai me ajudar. Que nada. Uol, IG, Terra, todos, repito TODOS, colocavam em destaque os dois acontecimentos. Mas agora, no mundo virtual a coisa piorava, pois tinha o BBB também. Que festa teve, quem beijou quem, enfim deprimente.
Falo isso porque me assustei. Porque as pessoas não entendem e acabam engolindo tudo de forma lícita. Canais, sites, onde está a decência?
O jogo de futebol foi mais um como qualquer outro, uma eliminação como qualquer outra. No Egito, acontece uma revolução que vai entrar para a HISTÓRIA: os jovens saem às ruas e clamam por liberdade e DEMOCRACIA! Jornalistas estão sendo oprimidos, aviões estão tomando chegando e imediatamente sendo mandados de volta a seus países de origem. A frente da ditadura, no entanto, as atenções continuam desviadas, talvez para uma casa onde 14 pessoas vivem na maior boemia, em festas, academia, com comida boa e namoricos, ou quem sabe, passando a noite depredando a moral e culpando os jogadores, técnicos e diretoria de certo clube. Mas o povo brasileiro gosta do circo, depois do BBB, vem o carnaval, depois do campeonato paulista, tem o brasileiro, e assim seguimos anestesiados pela ilusão.
Foi pra isso que passamos pelo o que o Egito está lutando agora?
Não sei se valeu a pena.

2 comentários:

  1. Cada um vê o que quer na televisão e comenta sobre o que quer. Se você acha um absurdo comentar sobre futebol enquanto se tem uma "revolução" desse porte, é sua opinião. Castigar os outros pelo que eles comentam, discutem, não é o melhor modo de ser democrático, não é? Imagine se só falássemos do Egito, imagine como seria cansativo? Como moramos no BRASIL, acredito que o teor das notícias deva MESMO ser maior do que os assuntos estrangeiros. Até pq, no exterior, assuntos brasileiros também não têm tanta importância. Assista a CNN e verá. No caso do BBB, nem vale comentar. Aquilo é esterco puro jogado na nossa cara CONTRA nossa vontade.

    ResponderExcluir
  2. Querido ANôNIMO: Só quero frisar que a essência do meu texto está na FORMA como foi abordado os assuntos e a importância que foi atribuída a cada um deles. Preste atenção antes de reclamar. Att.

    ResponderExcluir